Para nós, a criança ocupa o lugar central no processo educativo. Todo o planejamento curricular é elaborado a partir da integração entre educar e cuidar, compreendidos como ações indissociáveis e fundamentais para assegurar o direito de viver a infância em sua plenitude. Nesse contexto, nosso Colégio adota uma proposta inter e multidisciplinar, comprometida em proporcionar múltiplas experiências, pois entendemos que a educação deve ocorrer de forma integral, contemplando todas as dimensões do desenvolvimento infantil.
Assim, nosso trabalho é conduzido por profissionais sensíveis, atentos e abertos à construção de vínculos afetivos, que dialogam constantemente com as crianças, oferecendo-lhes segurança, acolhimento e cuidado. Essas posturas são pilares da formação humana que fundamenta nossa filosofia pedagógica, pois compreendemos que as interações e relações estabelecidas no cotidiano escolar desempenham um papel essencial na construção da identidade e no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e corporal de cada criança.
Acreditamos que educar por meio do cuidado envolve acolher, promover segurança, estimular a curiosidade, a autonomia, a autoconfiança e favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, emocionais, sociais e corporais da criança. Dessa forma, respeitamos o ritmo individual de cada uma, bem como sua maneira própria de se relacionar, interagir, expressar sentimentos e manifestar suas inquietações.
A criança é um ser histórico, sujeito de direitos, que deve ser protegida e ter garantido o acesso à saúde, à liberdade, à dignidade, ao respeito, à brincadeira, à convivência e à interação com os outros. Tem, ainda, o direito de acessar e construir conhecimentos e aprendizagens por meio das relações, das partilhas e das experiências vivenciadas no cotidiano.
Na Educação Infantil, buscamos promover o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, de forma a prepará-la para a continuidade de sua trajetória no processo educacional. Nossa prática pedagógica se concretiza de maneira lúdica, dinâmica, interativa e contextualizada, a partir de propostas elaboradas pelos professores, pelas próprias crianças ou que emergem das situações vivenciadas nas interações com seus pares.