APRESENTAÇÃO

        O presente instrumento foi elaborado com a finalidade de nortear,  Estudantes,  Pais e/ou Responsáveis, que fazem parte da Família Sacramentina, sobre o funcionamento do nosso Colégio, a rotina escolar aqui desenvolvida e todos os acontecimentos e eventos que serão realizados ao longo do ano de 2022.

        Ressaltamos a importância de uma leitura cuidadosa e o acompanhamento constante do mesmo, pois todo o trabalho pedagógico estará pautado a partir das informações aqui contidas.

        Sabemos que em todo planejamento é possível ocorrer modificações que por ventura sejam necessárias, mas buscaremos seguir ao máximo o calendário estabelecido. Caso haja alguma alteração, no decorrer do percurso, o Colégio estará informando com antecedência, para que possam se organizar melhor.  

        Desejamos que este material seja um recurso de grande valia, no processo educacional de nossos estudantes, ajudando a todos a entenderem com mais efetividade, o nosso caminhar, neste ano em curso.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Tema: “Fraternidade e Educação

Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).

Oração

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso,
dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que
a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos
e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço,
e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres,
nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém.

1. NOSSO COLÉGIO

Há mais de 90 anos, o Colégio Sacramentinas vem transformando vidas através de uma educação fundamentada no amor, no cuidado e no respeito. Fundado em 1928, pela Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento, o nosso colégio faz parte da Rede de       Educação Sacramentina que, atualmente, conta com 7 colégios e está      presente em 3 estados brasileiros, atendendo mais de 7.000 alunos.

Somos comprometidos a formar alunos conscientes, solidários,    criativos, responsáveis, críticos e preparados para fazer a diferença no mundo em que vivem. Nossa responsabilidade também é prepará-los da melhor maneira para os desafios sociais e intelectuais que irão   enfrentar.

 1.1 MISSÃO

 Educar, oferecendo um ensino de qualidade, tendo como fundamento o AMOR.

 1.2 VISÃO

Ser excelência em educação, potencializando a formação humana e cristã, tendo como fundamento o AMOR.

1.3 VALORES

Ética, fé, compromisso, solidariedade, respeito, responsabilidade, inovação e AMOR.

 1.4 FORMAÇÃO HUMANA E CRISTà   

A Educação Sacramentina visa oportunizar a cada criança ou cada jovem descobrir que tem valor aos olhos de Deus e que tem o seu tijolinho a colocar na construção da sociedade, sendo capaz de transformar o mundo através do seu engajamento humano e solidário, respeitando e acolhendo as diferenças. Assim, se tornará cada vez mais ator de um mundo o qual tem futuro à medida que se mostra mais  fraterno.

1.5 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Nele encontramos todas as diretrizes e valores que direcionam  nossa prática educativa, que é pautada na perspectiva de uma aprendizagem, que promove o desenvolvimento integral, gradativo e processual de nossos estudantes. Acreditamos que cada ser precisa vivenciar e refletir, de maneira significativa, seu processo de construção do conhecimento. Para isso, oferecemos uma escola dinâmica, humanizadora, acolhedora e inovadora que busca acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e pedagógicas, sempre entendendo às diferenças

individuais, onde cada um é respeitado e amado por suas potencialidades e dificuldades. Temos como grande finalidade formar cidadãos  críticos, éticos, criativos, solidários e comprometidos com o bem-estar comum e preparados para enfrentarem os desafios, deste século.

 1.6 EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Direção geral: Irmã Fátima Reis

Vice Direção: Irmã Iraildes Barbosa de Oliveira

Direção Pedagógica: Ana Lúcia Amoedo

Coordenação Pedagógica: Educação Infantil: Guaciara Soares

Ensino Fundamental (Anos Iniciais): Lilian Brandão (matutino) | Márcia Regina (vespertino)

Ensino Fundamental (Anos Finais): Aline Ribeiro

Ensino Médio: Tereza Cristina Oliveira

S.O.R. (Serviço de Orientação Religiosa): Irmã Flávia Ribeiro

Educação Física: Ana Teresa Fernandez

Programa Bilíngue: Diandra Santos

Tecnologia Educacional: Lícia Margarida Oliveira

Assessoria de Comunicação e Marketing: Felipe Fonseca

Orientação Educacional:

Educação Infantil: Eliana São Pedro

Ensino Fundamental (anos iniciais): Cristiane Lins (matutino) | Eliana São Pedro (vespertino)

Ensino Fundamental (anos finais): Cláudia Sampaio

Ensino Médio: Daniela Castro

Mestras de Classe:

Educação Infantil: Irmã Flávia Ribeiro

Ensino Fundamental (Anos Iniciais): Irmã Flávia Ribeiro

Ensino Fundamental (Anos Finais):  Swan Spinola

Ensino Médio: Irmã Iraildes Barbosa

Psicóloga: Natália Gonsalves

Pedagoga de Inclusão: Lana Borges

Assistente Social: Liliane Apolonis

Secretária: Priscyla Sandin

Bibliotecária: Paula Tosta

1.7 SEGMENTOS EDUCACIONAIS OFERECIDOS

Educação Infantil

       A proposta pedagógica da Educação Infantil está fundamentada nos pilares do respeito e valorização da Infância, por isso buscamos garantir uma educação comprometida com a formação integral de nossas crianças, onde elas sejam protagonistas de sua própria aprendizagem e desenvolvam as habilidades socioemocionais que competem a essa fase.

       O cuidar e o educar estão sempre presentes nas vivências desafiadoras oferecidas, durante seu caminhar em um ambiente criativo, lúdico, acolhedor, desfrutando de espaços de convivência ao ar livre e em contato com a natureza.

Ensino Fundamental

      O nosso Projeto pedagógico proporciona aos estudantes uma aprendizagem significativa que prepara para os desafios de uma vida social, responsável e consciente. Neste segmento, estimulamos os vínculos familiares e os laços de solidariedade, praticando uma educação humanista e de qualidade, desenvolvendo habilidades e competências a partir da inter-relação das áreas do conhecimento e suas tecnologias com os objetivos de cada componente curricular. A abordagem pedagógica é adequada a cada faixa etária, respeitando a singularidade do educando, fortalecendo a autonomia e o respeito à adversidade.

Ensino Médio

Promovemos o desenvolvimento de habilidades e competências com o intuito de garantir uma postura crítica, reflexiva, autônoma e  responsável, diante das mudanças sociais e tecnológicas do mundo, levando em consideração as aprendizagens essenciais, que são      necessárias para a formação de um cidadão que acolhe o outro e    respeita as diferenças.

  1. FUNCIONAMENTO

HORÁRIOS DE AULA—Turno Matutino

2.1 HORÁRIOS DE AULA – Modo Presencial

Turno Vespertino

A pontualidade é um hábito saudável, que deve ser estimulado, constantemente, pois ajuda na formação de um indivíduo capaz de respeitar regras e normas para conviver melhor em sociedade.      Portanto, com o intuito de colaborar no desenvolvimento deste ser responsável e cumpridor de suas obrigações, seguem abaixo algumas informações importantes. à O estudante deve chegar ao Colégio, pelo menos 5 minutos, antes do início das aulas. à Após o início da Oração, não será permitida a entrada do estudante, na sala de aula. à O estudante, que chegar atrasado para o 1º horário de aula, deverá registrar o motivo do atraso, junto à pessoa de disciplina que está na área e aguardar o início do 2º horário para entrar na sala. à Após o 3º atraso, a família será comunicada. à A saída dos estudantes fora dos horários estabelecidos só será    possível se esses estiverem acompanhados dos pais e/ou responsáveis ou com autorização prévia dos mesmos, por escrito ou por e-mail. Para maior segurança, evitamos a liberação de estudantes mediante telefonema. à Para maior segurança dos estudantes, solicitamos que os mesmos ao final das aulas ou de qualquer atividade aguardem os pais ou portadores na área interna, evitando ficar fora do portão ou nas  imediações do Colégio.

2.2 UNIFORME ESCOLAR

O uniforme escolar é a identificação da instituição e serve como medida de segurança. É indispensável sua utilização, durante todas as atividades, que constam no calendário letivo, inclusive nas que são realizadas aos sábados, extras curriculares, na recuperação, recuperação paralela e visitas pedagógicas, salvo quando informado pela Equipe Pedagógica.

  • Não é permitido o uso de bonés, gorros, chapéus, sandálias, tiaras e bijuterias de cores e tamanhos extravagantes.
  • Não será permitida a entrada, no Estabelecimento, de pessoas que não estejam usando trajes condizentes com o ambiente.

2.3 ATENDIMENTO

A Direção e Equipe Pedagógica do Colégio terão o maior prazer em atendê-los, pois entendemos que a parceria família e escola é essencial para o bom desenvolvimento do processo educativo dos nossos estudantes. Contudo,     solicitamos o agendamento por telefone, diretamente com o setor específico de sua necessidade ou via agenda escolar, facilitando assim uma maior organização do nosso trabalho, garantindo um atendimento personalizado.

2.3.1 SECRETARIA

A secretaria do nosso Colégio estará sempre disponível para atender a comunidade escolar, buscando orientá-los sobre documentação, registros, normas, leis e matrículas. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2.3.2 TESOURARIA

A Tesouraria realiza o atendimento ao público de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e na sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 16h.

 2.3.3 ASSISTÊNCIA SOCIAL

É justamente no ambiente escolar que podemos perceber as diferentes classes sociais. A atuação doço Socialescola é muito importante, pois dá a possibilidade de integrar indivíduos de contextos sociais diferentes, onde essa rica experiência promoverá ganhos para todos os envolvidos no processo educativo. Nossa assistente social trabalha no Colégio, às  segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

2.3.4 CANTINA

Nossa cantina oferece uma variedade de lanches, porém é um serviço opcional. Para otimizar o tempo, os estudantes poderão adquirir previamente suas fichas, agilizando assim a retirada do produto. Seu horário de funcionamento é de 6h30 às 15h30.

2.3.5 BIBLIOTECA

Frequentar constantemente, a biblioteca escolar promove o interesse pela leitura. A interação com os livros ajuda no desenvolvimento da formação de grandes leitores.

Nossa biblioteca funciona das 7h às 12h e das 14h às 17h. É importante motivar os estudantes para a aquisição dos livros disponíveis, tendo o cuidado de mantê-los em bom estado de conservação e observar os prazos estabelecidos para a entrega dos mesmos, pois o atraso na devolução poderá acarretar multa.

2.3.6 TELEFONES PARA CONTATO

MODO PRESENCIAL

  • Recepção: 3311- 4000
  • Secretaria: 3311- 4013
  • Tesouraria: 3311- 4028
  • Cantina: 3311- 4032
  • Biblioteca:  3311- 4030
  • Assistente Social: 3311 – 4018
  • Tecnologia Educacional: 3311- 4009

Coordenação Pedagógica:

  • Educação Infantil: 3311 – 4015
  • Ensino Fundamental (Anos Iniciais): 3311- 4014
  • Ensino Fundamental (Anos Finais): 3311-4031
  • Ensino Médio: 3311 – 4011

Orientação Educacional:

  • Educação Infantil: 3311- 4017
  • Ens. Fundamental (Anos Iniciais): 3311- 4017
  • Ens. Fundamental (Anos Finais): 3311- 4010/4064
  • Ensino Médio: 3311 – 4019

  MODO REMOTO

Nesta modalidade de funcionamento o Colégio disponibiliza para as famílias alguns contatos com o número fixo e via celular com whatsapp.

  • Recepção: 3311-4000
  • Tesouraria: 3311-4028 (tesouraria@sacramentinassalvador.com.br)
  • Assistente Social: 3311-4018
  • Secretaria: 3311-4013 / 99266-0290 (secretaria@sacramentinassalvador.com.br)
  • Tecnologia Educacional: 99266-0305
  • Educação Infantil: 99266-0303
  • Fundamental (Anos Iniciais): 99281-1166 (matutino) / 99266-0303 (vespertino)
  • Fundamental (Anos Finais): 99266-0304
  • Ensino Médio: 99281-0666

Site do Colégio – www.sacramentinassalvador.com.br

3.  REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Viver em sociedade é, acima de tudo, uma necessidade humana. Mas, para que essa convivência seja tranquila e harmoniosa é preciso estimular o exercício do respeito ao próximo, acolhendo às diferenças e acatar as regras de conduta moral e ética. Convictos desta concepção, procuramos encorajar nossos estudantes, em sua rotina diária, a uma interação afetiva, acolhedora e respeitosa, onde cada um esteja sempre atento a fazer sua parte, para vivermos num ambiente propício ao bem-estar comum. Seguem, abaixo, algumas recomendações importantes, para que as regras de convivência sejam realmente efetivadas, dentro do nosso espaço escolar.

3.1 DIREITOS

  • Participar de atividades socioculturais, religiosas e pedagógicas desenvolvidas pelo Colégio.
  • Ter igualdade de condições, para a realização das atividades escolares.
  • Receber dos setores e serviços do Colégio, os esclarecimentos necessários ao seu bom desempenho e desenvolvimento de suas atividades   escolares.
  • Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações nem preferências.
  • Ser respeitado por toda Equipe Pedagógica, funcionários e estudantes do colégio, conforme lei vigente – Programa de Combate ao Bullying.
  • Encontrar um ambiente limpo, organizado, que favoreça ao desenvolvimento das atividades escolares.

3.2 DEVERES

  • Contribuir para o desenvolvimento do Colégio, em qualquer lugar onde se encontrar, respeitando suas normas disciplinares. 
  • Colaborar com a conservação e asseio da instituição, do mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo, indenizando os danos que causar.
  • Comunicar à Coordenação Pedagógica ou Orientação Educacional seu afastamento temporário, por motivo de saúde ou outros, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. 
  • Abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato às leis e às autoridades escolares. 
  • Jamais promover, sem autorização da Direção, nas dependências do Colégio qualquer comercialização, sorteios, coletas ou subscrições, usando, para tais fins, o nome do Estabelecimento.
  • Não distribuir no Estabelecimento quaisquer boletins, impressos ou outro material sem autorização da Direção.
  • Nunca fomentar ou participar de faltas coletivas às aulas ou manifestações de agravo à Direção, ao corpo técnico-pedagógico e administrativo, docente, discente e funcionários.
  • Ausentar-se da sala de aula com permissão do Professor.
  • Entrar no Estabelecimento, usando trajes condizentes com o ambiente.
  • Não usar nas apresentações de trabalhos escolares, vestuário ou adereços que contenham propaganda de políticos, marcas de cigarro e/ou similares e bebidas alcoólicas.
  • Não se utilizar de “pesca”, no momento das avaliações de aprendizagem, a seu favor ou de colegas, sob pena de anulação do instrumento de avaliação da aprendizagem.
  • Somente utilizar o telefone celular e similares, em sala de aula, com a prévia autorização do docente.

3.3 REGIME DISCIPLINAR

O estudante, de acordo com a gravidade e incidência de suas faltas, estará sujeito a medidas socioeducativas, considerando-se os dispositivos legais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Cabe à Direção do Colégio, aplicar as sanções explícitas neste artigo, podendo delegar poderes a seus auxiliares diretos.

  • Comunicação aos Pais e/ou Responsáveis. à Advertência particular oral e escrita.
  • Suspensão temporária, proporcional à falta cometida.
  • Expedição, pela Direção, de perda do direito à rematrícula no ano letivo seguinte, por faltas graves ou faltas reincidentes, podendo ser ouvido o Conselho de Classe.
  • Cometerá falta grave o estudante que incorrer nos seguintes casos:
  • Agredir física ou moralmente quaisquer pessoas que se encontrem na Unidade Escolar.
  • Comportar-se indecorosamente no interior do estabelecimento.
  • Danificar, intencionalmente, o patrimônio escolar.
  • Fraudar a documentação apresentada para a matrícula, se comprovado o fato.

4. ORIENTAÇÕES GERAIS

4.1 MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO

O aprendizado é um ato dinâmico e contínuo e a utilização do material didático serve de suporte para a concretização deste. Então, para que o trabalho pedagógico seja realizado com mais eficácia e eficiência é necessário que o estudante tenha todo o material solicitado pelo Colégio e  traga, seguindo a orientação do professor. O Colégio não se responsabiliza por material perdido ou deixado nas dependências do mesmo.

4.2 OBJETOS PESSOAIS TRAZIDOS PARA O COLÉGIO

Como consta no contrato assinado no ato da matrícula e no regimento interno: o Colégio não se responsabiliza pela guarda e, consequente, indenização decorrente do extravio ou danos causados, a quaisquer objetos levados ao seu estabelecimento educacional tais como: celulares, aparelhos eletrônicos, papel moeda, documentos e material escolar pertencente ao ESTUDANTE, aos pais e/ou responsáveis.

4.3 AGENDA ESCOLAR / AGENDA ON-LINE

É um recurso utilizado para favorecer a comunicação entre família e escola. Portanto deve ser acompanhada, diariamente, seja presencial ou on-line(AVA), pois por meio dela terão noção de toda rotina escolar do estudante.

4.4 BOLETIM / boletim ON-LINE

O Boletim Escolar é o instrumento que registra a frequência e o aproveitamento do estudante. Ele poderá ser acessado pelo site do Colégio, na Secretaria on-line, ao final de cada unidade.

4.5 REUNIÃO DE PAIS / PLANTÃO PEDAGÓGICO

Esse é um momento muito especial das Famílias com os professores, porque possibilita compartilhar a ação educativa, permitindo-lhes conhecer e valorizar o desempenho do(a) seu(sua) filho(a), estabelecendo uma parceria em tudo que se fizer necessário, neste processo de aprendizagem.  É de fundamental importância a presença dos pais nesses encontros, conforme Calendário Escolar.

4.6 VISITAS PEDAGÓGICAS

As visitas pedagógicas orientadas são oportunidades de trabalhar com o estudante para além dos limites da sala de aula. Acreditamos que estas, articuladas com o conhecimento interdisciplinar, trazem para nossos estudantes, a possibilidade de uma formação global, atual, crítica e alinhada às diversas realidades e manifestações que existem pelo mundo. As saídas sempre serão realizadas mediante autorização dos pais e/ou responsáveis.

4.7 FALTAS

É vedado o abono de faltas às atividades escolares, salvo nos casos expressos na legislação vigente.  O estudante do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio deverá frequentar, no mínimo, setenta e cinco por cento (75%) e da Educação Infantil, pré-escola (Grupo 4 e 5), deverá frequentar, no mínimo, sessenta por cento (60%) do total de horas ministradas durante o ano letivo, de acordo com as disposições legais.

Serão dispensados da prática de Educação Física, os estudantes que apresentarem atestado médico acompanhado de relatório médico.

O estudante que não alcançar a frequência mínima ficará retido na mesma série/ano, sem direito a Estudos de Recuperação, conforme disposições legais vigentes.

4.8 ATESTADO MÉDICO

O estudante não poderá frequentar o Colégio em estado de doença infectocontagiosa. Ao se ausentar das aulas e avaliações, deverá apresentá-lo à Coordenação, para justificar sua ausência e, no seu retorno, também,  autorizando a voltar às aulas. 

Para as aulas de Educação Física e Esporte, o estudante só poderá participar, mediante apresentação do atestado, que comprove estar apto a essa prática.

4.9 ANIMAIS

A entrada de animais, na sala de aula, só será permitida caso faça parte de algum projeto pedagógico, mediante a autorização prévia da coordenação e/ou professor (a).

4.10 MEDICAMENTOS

O Colégio tem por norma não fazer uso de nenhum medicamento, exceto em caso de febre alta, mediante uma autorização prévia dos pais e/ou responsáveis.  Entretanto, se estiver em fase de tratamento por mais de 10 dias, este poderá ser ministrado com a apresentação da receita médica original, na entrega da medicação.

5.  OUTRAS ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)

5.1 SOLICITAÇÃO DE TAREFAS

Quando o aluno, por algum motivo necessitar se ausentar das aulas, os responsáveis poderão solicitar suas tarefas, até às 9h, para o turno matutino e 15h para o vespertino. As atividades estarão disponíveis, na recepção, no final da manhã e da tarde.

5.2  ATENDIMENTO COM O PROFESSOR

A professora regente disponibiliza um horário, durante a semana para atendimento à família. Os pais e/ou responsáveis devem marcar horário por telefone ou via agenda escolar, do estudante, quando desejarem o encontro.

5.3 ENTRADA DOS ESTUDANTES

Para a Educação Infantil o estudante deverá ser entregue, diretamente, na sua sala de aula.

No Ensino Fundamental (Anos Inicias), os estudantes se concentrarão na área externa do prédio, em que estudam (área verde) e serão conduzidos  às salas com a professora. Caso cheguem no momento da oração, deverão aguardar, até seu término, na recepção. Posteriormente, serão conduzidos às salas de aula.

5.4 SAÍDA DOS ESTUDANTES

Na Educação Infantil, os estudantes ficarão na sala de aula      esperando o seu portador, que será precisamente identificado.

No Ensino Fundamental (Anos Iniciais), os estudantes aguardam, na área externa do prédio em que estudam (área verde). Caso ocorra algum imprevisto e o portador habitual não possa vir pegar, o responsável deverá entrar em contato com o Colégio para a devida autorização. O portador indicado deverá trazer seu RG ou outro documento oficial com foto.

5.5 ANIVERSÁRIOS ATÉ O 1ºANO

As festas de aniversário são momentos especiais na vida das crianças, pois marcam sua história com grandes emoções, vivências de socialização, de trocas, de aprendizagens. Entretanto, na escola, estas não podem configurar-se da mesma forma que assumem  quando realizadas em casa ou em outros lugares apropriados. Precisam adequar-se à organização do cotidiano escolar, de maneira mais simplificada, assumindo assim um caráter de LANCHE ESPECIAL, durante o horário do intervalo de sua turma.

 O aniversário deverá ser comunicado à professora regente com antecedência, para que possa reservar o dia desejado, pois estes acontecem sempre as sextas-feiras. Os convites precisarão ser      entregues a mesma, devidamente preenchidos, três (3) dias antes da data marcada.

  É permitido trazer bolo, salgados diversos, docinhos, pipoca e  suco. Para tanto, os pais devem providenciar toalhas de mesa, pratos, copos, talheres, guardanapos e vela, de acordo com número de estudantes em sala.

   A família poderá participar, porém com a quantidade limite de  quatro (4) pessoas. Ressaltamos a importância deste item, pois o   espaço onde acontecem as festas de aniversário não comportam confortavelmente, mais pessoas.

 Certos de contar com a compreensão de todos, solicitamos que sejam bem cuidadosos com o cumprimento dos critérios estabelecidos.

6. PROGRAMA BILÍNGUE

Desenvolvemos, em parceria com o CNA, o programa bilíngue, proporcionando aos nossos estudantes a fluência em Língua Inglesa, a partir de um aprendizado lúdico e encantador, com personagens da Disney nos materiais didáticos e espaços do colégio. Além de alcançarem esta fluência, poderão comprová-la com Certificação de Cambridge, mundialmente reconhecida. O CNA oferece uma plataforma pedagógica, rica em recursos, que auxiliam na intensificação dos conhecimentos, ajuda a tirar possíveis dúvidas e a aperfeiçoar o idioma. É importante visitar o portal do aluno e se apropriar desta vasta oferta.

7. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

O conhecimento interessante e duradouro é aquele que o indivíduo aprende por si e, por esse motivo, colocamos em suas mãos, através das Tecnologias Educacionais, inúmeras possibilidades metodológicas para promover a aprendizagem. Desta forma, potencializamos uma proposta de construção do conhecimento real, prática, que viabiliza o desenvolvimento das habilidades individuais num trabalho coletivo.

Nosso projeto pedagógico prioriza lançar mão dos mais variados aportes pedagógicos de forma criativa e inovadora, mobilizando as múltiplas inteligências, para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Seu objetivo principal é significar os conteúdos programáticos, por meio das atividades práticas, lúdicas e contextualizadas.

Viabilizamos também um Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, que nos auxilia no processo de diagnóstico da aprendizagem com mais rapidez e eficácia. Através desse ambiente, promovemos aulas síncronas, assíncronas, atividades diagnósticas, vídeos interativos, projetos pedagógicos, exposições e avaliações multimodais. Essa prática, já utilizada há algum tempo em nossa instituição, nos ajudou muito a enfrentar o distanciamento social, mantendo assim a excelência no processo de ensino e aprendizagem.

8. ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

8.1 ESPORTES

Aqui, o esporte é desenvolvido em suas múltiplas dimensões, estimulando os estudantes a descobrirem suas habilidades, tais como: inteligência tática, capacidade de solucionar problemas, autonomia e senso de coletividade. Acreditamos que através da prática esportiva, eles se tornarão protagonistas de sua vida, para além do atleta. Para que fora da quadra e da piscina leve o respeito ao outro, a consciência de seus direitos e deveres e tenha um convívio social mais amplo e saudável. Seguem, abaixo, as modalidades ofertadas:

  • Natação.
  • Futsal.
  • Basquetebol.
  • Handebol.
  • Capoeira.
  • Ginástica Rítmica.
  • Dança.
  • Robótica.

A inscrição para o esporte acontecerá assim que os órgãos competentes autorizem o retorno total das aulas presenciais.

8.2 TEATRO

 O Teatro abre um mundo de possibilidades e transforma vidas. Você pode se desenvolver como artista, perder a timidez e se conhecer melhor! Além disso, no trabalho em grupo estará desenvolvendo valores e virtudes, como a coragem, a generosidade e a paciência.

O Curso funciona como ferramenta pedagógica que estimula a criatividade e a linguagem, além de promover a ampliação da visão de mundo, da consciência cultural e noção de coletividade. Portanto, fazer teatro é desenvolver a capacidade de ser protagonista da sua vida sem esquecer a importância do coletivo. Temos turmas para crianças e adolescentes, no turno vespertino.

9. AVALIAÇÃO

9.1 AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem tem por objetivo oferecer subsídios para acompanhamento do processo de desenvolvimento das competências necessárias à construção de novos saberes, informar ao estudante e os seus pais e/ou responsáveis sobre o seu desempenho no processo de ensino e aprendizagem e nortear o replanejamento dos trabalhos pedagógicos.

Na Educação Infantil, a avaliação tem o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento da criança e de reflexão permanente sobre a história que cada uma delas vai construindo ao longo de sua descoberta de mundo.

De forma sistematizada e flexível, das suas ações educativas dá-se pela postura mediadora do professor, através de uma observação participativa e contínua, considerando a relação com o saber e o aprender da criança.

Nesse processo avaliativo, os instrumentos serão elaborados de forma diversificada, para que os estudantes possam expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, levantando hipóteses, avançando na construção de significados, por isso fazemos o acompanhamento integral e ininterrupto de cada criança, através de relatórios ao longo do processo educativo. Em data previamente marcada, ocorrerá um encontro entre PAIS e ESCOLA para a entrega das fichas e pareceres, constando o desenvolvimento da criança. 

A verificação do rendimento escolar para o estudante do 1º ano do Ensino Fundamental será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. As observações e os resultados obtidos ao longo das três (3) unidades serão registrados sob a forma de conceito em relatórios, transformados em nota ao final do ano letivo, mediante o acompanhamento do desenvolvimento individual do estudante em todas as áreas do conhecimento.

No Ensino Fundamental e Ensino Médio, o ano letivo também está dividido em três (3) unidades  e, em cada uma delas, o aproveitamento escolar dos estudantes será analisado por meio de, no mínimo, três e, no máximo, cinco instrumentos avaliativos, alternando trabalho individual e/ou em grupo, debate oral, avaliação escrita, simulado, dentre outros, e será expressa em notas de 0,0 a 10,0.

As avaliações da aprendizagem acontecem durante toda a     unidade, sendo estas marcadas pela coordenação pedagógica ou        professor regente, por meio de um calendário escolar, divulgado no site do Colégio.

Caso seja necessário, o estudante e/ou responsável pode        solicitar, à coordenação do Colégio, a revisão da avaliação, no prazo máximo de cinco (5) dias úteis após entrega da mesma ao estudante. Não aceitaremos reclamações de unidades anteriores.

Ao final do ano letivo, só será aprovado o estudante que tiver totalizado no mínimo de sessenta (60,0) pontos, alcançando média igual ou superior a seis (6,0), em cada disciplina. Os Resultados Finais serão entregues apenas ao estudante e/ou responsáveis.

O cálculo da média final será efetuado, conforme o seguinte   esquema:

9.2 SEGUNDA CHAMADA

É concedida Avaliação de 2ª chamada ao estudante que justificar falta a  qualquer atividade avaliativa, mediante documento comprobatório de doenças, luto ou motivo de força maior, no prazo de 72 horas, diante do pagamento de uma taxa estipulada, no Contrato Educacional para esse serviço ao final da I e II unidades.

A avaliação da aprendizagem de 2ª chamada será aplicada em turno oposto, data afixada pela Coordenação Pedagógica, envolvendo todo o   conteúdo abordado nesse período.

Não haverá Avaliação de 2ª chamada na III Unidade.

Ficam excluídas da 2ª chamada, as avaliações da aprendizagem da 3ª Unidade, dada a expressividade do tempo que antecede os Estudos de Recuperação.

Para submeter-se à 2ª chamada de avaliação de aprendizagem, o estudante ou seu responsável deve requerê-la previamente ao Estabelecimento e pagar, antecipadamente, a taxa referente a esta atividade, conforme contrato de prestação de serviço assinado no ato da matrícula, salvo em caso de doença infectocontagiosa e luto de parente de primeiro grau comprovadas por atestado médico ou óbito, conforme lei vigente.

9.3 RECUPERAÇÃO PARALELA

Os estudos de Recuperação Paralela acontecem após a I unidade, para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio que atingiram nessa unidade média igual ou menor que 5,0 (cinco), por disciplina. Para participar destes estudos, que serão no turno oposto, é necessário realizar a inscrição e fazer o pagamento da taxa estabelecida para esse serviço, no Contrato Educacional.

Este processo têm o objetivo de retomar os conteúdos significativos da unidade, revendo aqueles, não assimilados e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades específicas. Será conduzido por professores habilitados, podendo ser os mesmos professores, de outra série ou de outra Instituição.

  • A Recuperação Paralela é de caráter facultativo para o estudante, cabendo à família, juntamente com ele, analisar a real necessidade de participar dela. Entretanto, se fizer a opção, terá que acatar e respeitar os critérios estabelecidos:
  • Respeitar o limite de disciplinas: até 4 (quatro) para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; até 6 (seis) para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e até 5 (cinco) para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. 
  • Em caso de formação de turma, a presença do estudante faz-se obrigatória, nas aulas e na avaliação da aprendizagem.
  • Formação de turma: a partir de 10(dez) estudantes inscritos.
  • Caso o estudante tenha feito a inscrição na Recuperação e não tenha número de inscritos suficiente para a formação da turma, o Colégio fará conversão, para que o estudante possa realizar orientação com o professor.
  • Nas disciplinas em que não houver formação de turma, o estudante terá direito às orientações do professor, sendo-lhe atribuída uma taxa referente ao valor de uma avaliação de 2ª chamada.
  • Sistema de cômputo da média ponderada: A média ponderada obtida não poderá ultrapassar a média 6,0(seis), média estabelecida pelo Colégio. Em caso de média inferior, prevalece a maior (anterior). 

Sistema de cômputo da média ponderada:

[MU X peso 3 + (NR+1.0) X peso 7]:10

As avaliações da aprendizagem da Recuperação Paralela ficam arquivadas no Colégio e podem ser revisadas pelo estudante e/ou responsável mediante solicitação por escrito, na secretaria do Colégio e no prazo máximo de 72(setenta e duas) horas após divulgação do resultado.

9.4 RECUPERAÇÃO FINAL

Os estudos de Recuperação Final realizar-se-ão após o encerramento do 3º trimestre (ou  3ª unidade) e das atividades pedagógicas do Ano Letivo.

  A recuperação se destina aos estudantes que não tiverem obtido nota igual ou superior a 6,0(seis) na média final das unidades, podendo, de acordo com o número de estudantes inscritos, por série e disciplina, adotar critérios de organização.

  Será aprovado o estudante que obtiver média igual ou superior a 6,0(seis), em cada disciplina das que se submeteu a estudos e provas de Recuperação.

  A Recuperação Final é de caráter facultativo para o estudante; entretanto, se o estudante fizer a opção terá que acatar e respeitar os critérios estabelecidos:

  • Caso os pais e/ou responsáveis optem por não realizar a Recuperação Final, devem informar por escrito à secretaria do Colégio, e o estudante permanecerá na mesma série/ano no ano letivo seguinte.
  • A presença é obrigatória em caso de formação de turma, não sendo permitido ao estudante fazer apenas a avaliação de aprendizagem;
  • Formação de turma: a partir de 10(dez) estudantes inscritos;
  • Caso o estudante tenha feito a inscrição na Recuperação e não tenha número suficiente para a formação da turma, o Colégio restituirá o valor investido e fará conversão, para que o estudante possa realizar apenas a avaliação de aprendizagem.

O Colégio oferece Estudos de Recuperação a todos os estudantes, podendo, de acordo com o número de estudantes, inscritos por série e disciplina relacionados à formação de turma, números de aulas e instrumentos avaliativos.

Nas disciplinas em que houver um número de 10(dez) estudantes ou menos, dependentes de recuperação, esses estudantes terão direito a duas orientações, sendo-lhes atribuída uma taxa referente ao valor de uma avaliação 2ª chamada de prova.

O Colégio estabelecerá a taxa para os estudos de recuperação, a ser paga no ato da inscrição, destinada a pagamento de aulas extras aos professores, conforme dispõe o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Será submetido a Conselho de Classe, o estudante que não obtiver média seis (6,0) após os Estudos de Recuperação, levando-se em consideração os aspectos qualitativos.

Será promovido para a série seguinte, o estudante que obtiver média seis (6,0) após os Estudos de Recuperação Final, levando-se em consideração os aspectos qualitativos.

As avaliações de aprendizagem da Recuperação Final ficam arquivadas no Colégio, e podem ser revisadas pelo estudante e/ou responsável mediante solicitação por escrito, na secretaria do Colégio e no prazo máximo de 24(vinte e quatro) horas após divulgação do resultado.

Os Resultados serão entregues aos estudantes e/ou responsáveis.